Insônia de Férias

Pensar no meu livro. Não. Pensar em músicas de que gosto. Não. Pensar em inglês, em espanhol. Não. Virar para o outro lado. Não. Contar carneirinhos. Nunca tentei, mas duvido da eficácia.

Todas as férias experimento uma estranha sensação. Nos primeiros dias consigo dormir maravilhosamente bem e relativamente rápido. Conforme os dias se passam, entretanto, meu sono parece desaparecer. Agora, última semana de férias, últimos dias antes que se inicie o quarto período, simplesmente não apago. Acordo cedo (por volta das 6:00, 7:00 da manhã) e mesmo à meia-noite não tenho sono.

Talvez de fato não exista explicação. Talvez seja o fato de eu não estar cansada, de não tomar 4 ônibus por dia 5 dias por semana, então o dia acaba e eu ainda tenho disposição para mais meio. Talvez seja falta de listas de Macro, Micro ou Cálculo. I really don’t care. Eu quero conseguir dormir! É horrível deitar na cama, cobrir-se, fechar os olhos e sentir-se como um empanado sendo enfarinhado. É péssimo saber que já está a mais de uma hora e meia tentando dormir. E pior: todas as férias são assim! Faça eu o que for, não terei sono no final do dia…

Com vocês é assim ou sou eu uma total estranha?

Bem, quem sabe tentar o sugerido no 30 Day Song Challenge do facebook seja eficaz… Talvez eu deva experimentar escutar a canção do Jigglypuff ou ainda Secretly, da Jennifer Lopez, que são simplesmente as músicas maais sonolentas que conheço…

Boa noite, excelente sono e bons sonhos a todos.

xoxo

@thais_gualberto

Sobre Thaís Gualberto

Economista & Escritora // Economist & Writer

Publicado em 28 de julho de 2011, em Part of My Life e marcado como , , , , , . Adicione o link aos favoritos. 4 Comentários.

  1. Nessas horas um rivotril sempre me cai bem … ou um bombom q-

  2. Também sofro disso, vou dormir super tarde e acordo super tarde… Looping eterno! rs

    http://naominray.wordpress.com/
    @BlogInRay

  3. Há anos compartilho desse mesmo infortúnio teu. Acho que desde que eu passei a estudar pela manhã, ou melhor, desde que passei considerar com seriedade meus estudos, que durante as férias tenho uma terrível insônia, embora às vezes durma bem, mas apenas de dia. Mesmo que não durma à tarde, quando sinto muito sono, à noite ele some… Já tentei remodelar meus hábitos, mudar a hora do chimarrão, diminuir a cafeína… mas não surtiu muito efeito. A questão é que sinto sono, só não consigo dormir. Ultimamente tenho ponderado sobre isso ser fruto do ócio: durante o período letivo estou sempre “às voltas” com a escola; sempre pensando nos conteúdos, teorias e exercícios, lendo, pesquisando, reflexionando, escrevendo, enfim, pensando. Durante o recesso isso cessa um tanto. Talvez seja a redução, a desaceleração do fluxo cognitivo/mental que cause tanta dificuldade em deitar e dormir. Tento ocupar o tempo insone da melhor forma possível: leio – estou colocando em dia minha leitura -, escuto música – da erudita à popular -, escrevo, jogo um pouco, mas…
    A verdade é que a insônia é causada pela ansiedade disfarçada. Tanto por fazer… Tanto querer, tanto para conquistar… E o tempo? Às vezes ajuda, às vezes é indiferente – na absoluta maioria das vezes (contraditório, eu sei… [risos]).
    Foi bom encontrar esse teu “post” na “interneth”; foi bom escrever este comentário – que espero seja lido. Difícil dizer o porquê, mas escrever isto, assim, sem preocupação com regras de Produção Textual (disciplina), livremente, encontrando eco em tua insônia, foi-me agradável.
    Que tenhamos todos nós, “insones de férias”, sorte em harmonizarmos nosso sono e nossos horário, de modo a conseguirmos recostar a face ao travesseiro, cerrar os olhos, relaxar e sonhar…
    E, como diria algum autor, por já ser tão tarde faz-se absurdamente cedo, então Bom-dia!

    • Oi! Adorei seu comentário, sobretudo tendo.sido.feito em.um.post tão antigo… Apresentei monografia há exatamente uma semana, mas como agora trabalho, continuo acordando cedo, o que por certo não me deixará ter minha típica insônia de férias… Legal, embora fazer croquete na cama não seja legal, compartilhar essa impressão com alguém.😀

      E bem-vinda ao blog, que agora poderei voltar a atualizar! E boa sorte nessas férias!

      Beijos,
      Thais

Deixe uma resposta

