Quinze Anos coletivo

Tal como no Brasil, a chegada do 15º ano é aguardada com fervor, pelas jovens, no México. Muito mais intensamente que aqui, na nação hispânica a festa de 15 anos (Quinceañera) é uma tradição importantíssima, sendo esta uma das celebrações mais importantes do país (ainda que individualmente).

Para os mexicanos (acredito que aqui no Brasil esses valores quanto a “debutar” são beeem menos nítidos), a  comemoração, que representa um rito de passagem da infância para a vida adulta e apresentação da jovem à sociedade como apta ao matrimônio, é também uma demonstração da honra da família e padrinhos da debutante e tem origem em ritos de passagem maias e astecas e também em bailes da elite colonial (chapetones y criollos), inspirados em bailes europeus (sobretudo franceses e austríacos).

Tamanha a relevância da celebração, o Instituto de la Juventud de Districto Federal promove, anualmente, um baile comunitário de debutantes. Este ano a festa aconteceu no dia 30 de abril (não consegui informações que indiquem ou contradigam que esta é uma data fixa), na Cidade do México. 407 debutantes pouco abastadas participaram do eventos, realizando aquele que certamente representava um de seus maiores sonhos, sendo elas, inclusive, apadrinhadas por funcionário do governo do DF. 

Independentemente de intenções políticas em promover o evento e de como o dinheiro nisso investido poderia ter sido investido em áreas como educação e/ou saúde, acho muuito válida a atitude. É bonito ver garotas com poucas oportunidades realizarem um sonho que entre seu povo tem enorme importância, principalmente se considerarmos que mesmo as família mais pobres esforçam-se homericamente (incluindo ajuda da vizinhança) para proporcionarem um “dia de princesa” (aqui isso soa meio esquisito, não?) às filhas. Ainda que não pareça, esse é um ato de inclusão.

Para quem entende espanhol, aqui o depoimento de uma jovem participante do projeto este ano.

Fontes:

Learn NC

El Universal DF 

Instituto de la Juventud de Districto Federal

xoxo

http://politicadesaltos.blogspot.com

@thaisdramaqueen

Sobre Thaís Gualberto

Economista & Escritora // Economist & Writer

Publicado em 3 de maio de 2011, em Around the World e marcado como , , . Adicione o link aos favoritos. 10 Comentários.

  1. Já ouvi falar de Quinceãnera… Também concordo que é bonito ver as pessoas ajudaram as meninas a realizarem seu sonho! Beijos, mari.

  2. Que interessante! Acho muito legal esse rito de passagem, mas acho que no Brasil ele meio que perdeu o significado. Hoje em dia é somente o motivo de um festão ou de uma grande viagem.
    Achei bem bacana a festa comunitária. Aliás, AMEI a roupa da menina sentada na escada, de verde.

  3. Acho lindo essa iniciativa para ajudar as meninas a terem esse dia tão especial!!
    Eu não pude fazer uma festa de 15 anos, mas se um dia tiver uma filha ela vai ganahr uma festa de arromba!! rsss
    beijão
    http://www.sermulhereomaximo.com.br

    • Penso o mesmo! Não tive festa e quero muuito que minhas futura filha tenha (se for da vontade dela, é claro! – espero que seja!). Costumo dizer que vou fazer uma mega festa de 30 anos… ahahahah

  4. ahh esqueci de falar, mas inaugurei minha lojinha de cosméticos e maquiagens do blog, passa lá para conhecer quando puder tá? ainda é pequena e com poucas marcas, mas estou lutando para colocar bastante variedade lá, é que está sendo um pouco dificil achar fornecedores que vendam para lojas virtuais… mas vai dar tudo certo, se deus quiser e eu trabalhar!!!kkk ( juro que estou me esforçando) kkk
    beijuuu
    http://www.sermulhereomaximo.com.br

  5. Poxa, tb pensei como vc ao ler esse post…O dinheiro oideria ser investido em mil coisas, mas algumas “bobagens” fazem uma diferença danada na vida das pessoas e só podem acontecer uma única vez!! Eu, por exemplo, não fiz festa de 15 anos, não viajei…E gostaria muito de ter comemorado de um jeito mais marcante a data! Curti a inicitaiva!

    Um bju, Thá!

  6. What a great web log. I spend hours on the net reading blogs, about tons of various subjects. I have to first of all give praise to whoever created your theme and second of all to you for writing what i can only describe as an fabulous article. I honestly believe there is a skill to writing articles that only very few posses and honestly you got it. The combining of demonstrative and upper-class content is by all odds super rare with the astronomic amount of blogs on the cyberspace.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: