Jay Asher – “Os 13 Porquês”

 

Último dia do mês, dia de Projeto 12!

O livro que trago hoje li há quase um ano, mas por ser muito bom, trago-lhes a indicação. Uma história sem nenhum mistério que é contada de forma a se tornar um instigante mistério (oi, paradoxo!) sobre um tema atual e polêmico: a decisão pelo suicídio.

Autor: Asher, Jay

Editora: Ática

Preço: 27.00

Primeiro romance de Jay Asher, que teve a idéia de escrevê-lo enquanto visitava um museu e escutava os comentários gravados sobre as obras em um áudio-guia,  “Os 13 Porquês” é um livro que hipnotiza, que te faz querer avançar rapidamente as linhas e conhecer o desfecho.

Como seu evidente protagonista, o adolescente Clay Jensen, que recebe um pacote com 7 fitas cassete, nas quais estão gravados os 13 motivos que a falecida Hannah Baker teve para se retirar da vida, 13 pessoas que fizeram com que ela procurasse tão fatídico fim. Ele era uma das pessoas nas fitas e havia uma regra: Depois de escutar as fitas, passe-as ao nome seguinte ao seu. Tomado por espanto, angústia e muito medo, Clay permanece escutando as gravações madrugada afora. Ele segue as palavras de Hannah pelas silenciosas ruas de suas cidades e o que ele descobre, muda sua vida para sempre…

Ponto forte: A história tem um dinamismo impressionante, além de ser contada de um modo extremamente original, e Jay Asher é brilhante e extremamente honesto ao retratar os dramas de Hannah. Coisas aparentemente normais entre adolescentes que para alguém com a mente fraca provocam um forte abalo e nunca sabemos de fato como uma pessoa irá reagir a algo que fazemos. Hannah apenas se matou, outros tantos eliminam vidas antes de acabar com a própria. Em suma, o livro nos evidencia o quanto é importante pensarmos bem antes dizer/fazer algo com/para outro.

Ponto fraco: A própria Hannah. Eu, particularmente acho que nenhum dos motivos por ela justificam o suicídio. Conversar com a família, procurar ajuda médica são sempre saídas melhores e reconheço que é muito difícil para mim entender como pode um suicídio justificar-se.

Nota: 9.5

PS: Recentemente a Universal adquiriu os direitos da história e Selena Gomez é a mais cotada para dar vida à Hannah Baker.

Interessaram-se?

xoxo

http://politicadesaltos.blogspot.com

@thaisdramaqueen

Sobre Thaís Gualberto

Economista & Escritora // Economist & Writer

Publicado em 30 de abril de 2011, em Projeto 12, To think About e marcado como , . Adicione o link aos favoritos. 7 Comentários.

  1. Fiquei com MUITA vontade de ler esse livro, Tha, parece muito interessante mesmo!!! Será que tem em sebos? Sem contar que a capa eh realmente intrigante…Huahuauahuha… Amei a dica!!! Duro é achar tempo pra colocar toda a minha leitura em dia!!!

    Bjão!

  2. Também fiquei com muita vontade de ler *-*

  3. eu ja to lendo e livro e ate chorei em algumas partes,nossa o livro é muito lindo e sei la nem tenho palavras para descrever mas recomendo a vocês lerem!bjuss

  4. leiam esse livro ele vai mudar a sua vida!!!!!
    vc vai pensar melhor antes de magoar uma pessoa

  5. estou lendo… recomendo é muito bom; estou adorando!!!!!!

  6. Esse Livro’É Impressionante’To Lendo Ele’Recomendo ‘ s2🙂

  1. Pingback: Mudanças… «

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: