Curtis Sittenfeld – “Preliminar: Os altos e baixos de Lee Fiora”

Esse post é o primeiro que faço para o Projeto 12 (explico melhor no link). Li esse livro entre os dias 17 e 20 de janeiro de 2011 Basicamente leio todos os romances de um ano em dezembro, janeiro e julho, já que a faculdade e o livro que escrevo tomam consideravelmente o meu tempo, o que significa que todas as resenhas serão de livros que li nas férias ( leio muuuito nas férias). Este estava em minha fila de leitura há cerca de um ano e é mais um do tipo leitura adolescente, porém com texto e idéia bem mais consistentes que a maioria.

 

Sobre o livro:

Número de Páginas: 462
Preço (Livraria Saraiva): R$ 49.90

 

Sobre a história:

Quase 10 anos depois de sua passagem por um internato na Costa Leste norte-americana, Lee Fiora narra os acidentes e incidentes de seu período colegial como interna da Escola Ault, uma escola, sobretudo, para os financeiramente privilegiados. Bolsista e vinda do meio-oeste, Lee, que não é uma aluna brilhante ou especialmente bela ou habilidosa nos esportes, depara-se com desafios pertinentes a qualquer calouro: amizades, amores, as matérias do colégio, distância da família. Observadora, Lee divide-se basicamente entre observar e não ser rejeitada, o que acaba por deixá-la “invisível” para a grande maioria dos colegas.

O livro, dividido em oito capítulos que narram os quatro anos colegiais de Lee, tem como destaques, em minha opinião, a introdução e descrição de personagens latinos, ainda que extremamente estereotipados, e de ‘dramas’ como o ser “bolsista” em um colégio, digamos, classe A. Discute ainda sexo, homossexualidade, o estereótipo de um americano da Costa Leste, relações familiares e o significado de uma amizade.

Ponto forte: No epílogo é dito o que aconteceu alguns anos depois na vida das personagens, que são todas muitíssimo bem descritas pela observadora Lee.

Ponto fraco: O mesmo epílogo não esclareceu o que aconteceu à protagonista após sua formatura em Ault, o que, em minha opinião, a faz permanecer tão estranha a mim como na primeira página do livro (entenda-se: tipo de personagem que você lê o livro e continua sem compreender). Além disso, acho que para um livro adolescente, ainda que isso atraia os jovens, a cena de sexo oral descrita é demasiado detalhada, beirando o mau gosto…

Nota: 8,0

Bem, é isso… Dia 28/02 estou de volta com mais uma resenha!

 

Sobre Thaís Gualberto

Economista & Escritora // Economist & Writer

Publicado em 31 de janeiro de 2011, em Projeto 12 e marcado como , , , . Adicione o link aos favoritos. 3 Comentários.

  1. Fiqueiii dodinha para ler esse livro!!🙂
    BJs,
    Mari
    http://regatabranca.wordpress.com/

  2. O livro parece ser bem legal! Valeu pela dica. Beijos, mari.

  3. Ahh eu vi esse livro hoje no almanaque saraiva!!! Quero muito ler!!! *-* Btw, fiz um cartão saraiva plus, tenho fé que vou conseguir juntar pontos suficientes para conseguir “comprar” coisas de graça lá *—*

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: