Espadrilhas

Oiii!!

Eu sempre achei muuito legais sandálias de salto de rolha ou  salto de corda. Na verdade essas eram as únicas plataformas, anabelas que eu sempre achei bonitas e elegantes, sobretudo quando usadas em lugares ensolarados, próximos da praia… Essa semana, por acaso, descobri que mais que legais, são uma tendência e que têm um nome específico: Espadrilhas


Devem estar-me perguntando como eu ainda não sabia disso, mas vamos lá: gosto de moda, mas não sei nomes mais especificos das coisas… Li sobre espadrilles em um livro esta semana e em um blog no sábado… Não aguentei, digitei no google e descobri!

Como as acho o máaaximo, resolvi dedicar este post a elas… O conteúdo histórico que segue é de Vitória Guimarães, do dia 5 de junho de 2010 e está no site Moda Spot.

As sandálias de salto anabela feito de corda são aposta para o verão. O que nem todo mundo sabe é que elas recebem o nome de espadrilhas e que eram usadas pelos soldados espanhóis durante a Guerra Civil que ocorreu no país europeu durante os anos 1930.

Muita gente acredita que a origem desse modelo é francesa – talvez por culpa do nome mais usado para descrevê-lo: espadrilles. A verdade é que a ideia de trançar espartos (um tipo de planta que se assemelha à palha) nasceu na Espanha, que até hoje permanece como o principal produtor do modelo. Não à toa, Christian Louboutin foi procurar um fornecedor espanhol quando decidiu fazer espadrilhas para sua coleção de inverno 2011 (alguns modelos devem chegar por aqui entre julho e setembro).

O mito da origem francesa do acessório também tem outro culpado, Yves Saint Laurent. No final dos anos 1960, o estilista conheceu Isabel Castañer, cuja família era produtora de bases para sapatos com espartos desde 1927, e perguntou a ela se as espadrilhas não poderiam ser altas. Com a resposta positiva, Saint Laurent colocou as sandálias nas passarelas e elas acabaram ganhando destaque também em outras importantes grifes, como Hermès e Louis Vuitton.

Marc Jacobs e Stella McCartney fizeram suas versões para o verão 2010. Por aqui, Maria Bonita Extra, New Order e Isabela Capeto colocaram as anabelas trançadas nas passarelas do Fashion Rio. Resta esperar até as temperaturas subirem para ver se as espadrilhas vão novamente sair das trincheiras para invadir as vitrines

Ah, para incrementar, algo que preparei no Polyvore…


Independente da marca ou do preço, espadrilhas são suuper cute! O que acham?

 


Sobre Thaís Gualberto

Economista & Escritora // Economist & Writer

Publicado em 26 de janeiro de 2011, em Fashion, Inspirations... e marcado como , , , , , , , , , , , , , , , , , , . Adicione o link aos favoritos. 4 Comentários.

  1. Aaai, eu adoro! Acho lindo! Tenho uma dessa que comprei na New Order há um tempão e tenho um mega apego à ela!! haha Beijos!!

  2. Acho lindo e combina super com vestidinho de renda off-white! Beijos!! mari.

  3. Acho lindas *-* São super leves! Podiam inventar uma com um salto menorzinho pra eu não ficar maior que meu namorado… aeauhaeuha

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: