Gravidez Pós-50

Sempre fui muuito a favor de que mulheres engravidem após os 40, sobretudo se o bebê em questão não for o primeiro filho. (Tratarei de alguns casos no livro que escrevo) Essa semana, entretanto, fui surpreendida pela notícia de que a atriz Solange Couto (Dona Jura, “O Clone”; atualmente em “Ribeirão do Tempo”), 54 anos, está NATURALMENTE grávida (!). Espanto, espanto, espanto, eu sei, mas é exatamente isso.

Para a atriz, casada há pouco mais de um ano com um homem de 24 anos, a gravidez foi total surpresa: ” Estava fazendo exames rotineiros para descobrir porque não conseguia perder peso quando soube que estava grávida de três semanas (agora quase quatro). Já tenho um filho de 36 anos e uma filha de 19. Não planejei e nem sonhava que isso pudesse acontecer. Foi uma surpresa e um presente de papai do céu. Agora é cuidar bem desse bebê”

Segundo especialistas, a atriz pode se considerar uma mulher premiada da natureza, pois são extremamente raros casos de fertilidade para a sua idade.  “A partir dos 40 anos é difícil [engravidar naturalmente], a partir do 45 é raríssimo, e depois dos 50 é o terceiro caso que eu ouço”, relata o ginecologista Alexandre Pupo, do hospital Sírio-Libanês, em São Paulo, que há mais de 15 anos acompanha mulheres durante a gestação.  O obstetra do hospital Albert Einstein, Eduardo Zlotnik, afirma que a chance de uma mulher engravidar espontaneamente a partir dos 43 anos é de cerca de 1% por mês. “Há alguns casos no Brasil de gestantes acima dos 45 anos. Isso é uma raridade”, conta.

Além da dificuldade em engravidar, a mulher que resolver ter filhos mais tarde terá que se prevenir melhor para problemas durante a gravidez, como alterações da tireóide, diabetes e pressão alta. De acordo com os médicos, contudo, avanços científicos têm tornado a geração de bebês cada vez mais segura. “Quando entrei na faculdade, a idade que considerávamos uma gestante ‘idosa’ era de 31 anos”, relata Pupo. “Hoje, a mulher que consegue engravidar aos 40 anos não precisa se preocupar tanto. Se ela fizer o pré-natal corretamente, vai ter bebê saudável na imensa maioria dos casos”, conta Zlotnik, do Albert Einstein. Em relação aos riscos de problemas genéticos aos bebês – como a síndrome de Down – ambos os médicos afirmam que as chances aumentam com a idade, mas os perigos são pequenos. “A síndrome genética não é um fator que impossibilita a gravidez acima dos 35”, diz Pupo.

Como a atriz já tem um histórico de hipertensão (há alguns poucos anos ela sofreu um derrame que a afastou temporariamente da novela “Três Irmãs”), temo um pouco pela saúde dela. Considerando que isso aconteceu natural e inesperadamente, entretanto, parece-me que a vontade divina é de que esse bebê nasça e traga muita alegria a seus pais… Assim, que ela tenha muuuita saúde e sorte para levar a gestação o mais longe possível e que venha um lindo e saudável bebê…

 

 

 

Fontes:

Jornal Extra

Portal G1

 

Sobre Thaís Gualberto

Economista & Escritora // Economist & Writer

Publicado em 8 de janeiro de 2011, em Around the World, Banheiro Público Feminino e marcado como , , , , . Adicione o link aos favoritos. 7 Comentários.

  1. Nossa, não sabia que ela estava grávida!!!
    E você está escrevendo um livro? Que linda!!! Meu sonho também!

    Beijos.

  2. Minha tia ficou grávida com 46/47 anos. Todo mundo ficou surpreso. Mas acima de 50?! Caramba! Gravidez de alto risco, né? Tem que cuidar bastante para não vir a ter problemas depois.

  3. Caramba.. Ela num ja tem problemas de saude, ne?
    Acho q eh uma gravidez de alto risco mas tomara q de tudo certo pra ela!

    Bjoos e adoreei o blog!

  4. Oi, desculpa pela demora de vim aqui, mas estava viajando! rsrs
    concordo realmente é um risco muito grande!
    bjs

    http://oguardaroupadeumafashionista.blogspot.com/

  5. Que coragem, né? Admiro super! Tomara que tudo de certo!
    BJs,
    Mari
    http://regatabranca.wordpress.com/

  1. Pingback: Bizarrices Gestacionais «

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: