Dia Nacional do Livro!

Esta sexta-feira, 29 de outubro foi o Dia Nacional do Livro, pois nessa data, em 1810, foi fundada a Biblioteca Nacional.

Eu, como assídua leitora de romances, obviamente não poderia deixar de comemorar a data. Para isso, trago-lhes 5 indicações de livros que li e simplesmente amei, 4 dos quais inclusive inspiraram filmes.

05. PS: Eu Te Amo – Cecelia Ahern


Um livro para nos emocionarmos profundamente junto a Holly. Confesso que chorei algumas vezes enquanto o lia, mas foi lindo. As cartas deixadas por Gerry nos levam a refletir sobre o quão intenso pode ser um amor, as amigas de Holly nos mostram o quão importantes são as amizades na vida de uma pessoa. O livro é muito mais preciso e emocionante ao narrar o drama e recuperação de Holly que o filme estrelado por Hillary Swank e Gerard Butler, além de contar com mais personagens, o que torna o enredo mais verossímil.

04. As Brumas de Avalon – Marion Zimmer Bradley (4volumes)


Li a coleção aos 14 anos e adoraria lê-la outra vez. A visão feminina da famosa lenda britânica do Rei Arthur é fantástica, conquistando-nos em cada passagem, em cada detalhe mágico da narrativa mítica. Mais que isso, é interessante ver como mesmo em tempos remotos e de um machismo indescritível as mulheres tinham um avassalador poder sobre as decisões e a vida dos grande homens que fizeram a História. Não sei se há filmes retratando os livros.

03.O Diário de Bridget Jones – Helen Fielding (2 volumes)


Livro e filme são extremamente parecidos, mas, uma vez mais, o livro supera o filme na riqueza de detalhes e na capacidade em estimular nossas férteis imaginações. É divertido acompanhar os encontros e desencontros da vida de Bridget Jones, sua luta contra o peso e sua busca pelo amor, seus porres e as situações embaraçosas nas quais se mete. Bridget é um amor de pessoa! Uma excelente leitura para férias, engarrafamentos (quando se está em ônibus) e dias chuvosos.

02. O Diabo Veste Prada – Lauren Weisberger


Muitas roupas, sapatos, bolsas e glamour. Basicamente, o que toda mulher já sonhou ao menos uma vez na vida. O livro conta detalhes a cerca da altiva Miranda Pristley que certamente não nos passaram pela cabeça quando assistimos o filme. A propósito, no livro, a personagem vivida nos cinemas por Meryl Streep, tinha o cabelo longo e loiro… Eu adoraria que houvesse outros volumes sobre a relação profissional entre Andrea Sachs e Miranda Pristley, mas infelizmente, não há…

01. Os Delírios de Consumo de Becky Bloom – Sophie Kinsella (5 volumes)

Delírios de Consumo de Becky Bloom - Volume I - Sophie Kinsella

Delírios de Consumo de Becky Bloom - Volume I - Sophie Kinsella

Nenhum livro que li nos últimos anos me deixou tão empolgada como essa coleção. Os risos e temores que me foram provocados por Rebecca Bloom e sua compulsão fizeram-me ler os 5 volumes em três semanas (da semana do Natal do ano passado a primeira semana deste ano). Tudo bem que primeiro eu vi o filme, mas só fiquei sabendo do livro após ver o filme, que é sensacional e compreende aos fatos narrados nos volumes 1 e 2. Adorei ver Isla Fisher como Becky e espero que façam filmes para os demais volumes, pois são igualmente sensacionais, sobretudo o 05.

Breve sinopse do volume I: Rebecca Bloom é uma garota londrina com um péssimo hábito. É uma consumidora compulsiva. Apesar de ser uma jornalista especializada em mercado financeiro, não consegue controlar as próprias finanças. Endividada até a alma, vive fugindo do seu gerente de banco e procurando fórmulas mirabolantes para pagar a fatura do cartão de crédito. E ainda encontra tempo para se apaixonar.

Sobre Thaís Gualberto

Economista & Escritora // Economist & Writer

Publicado em 31 de outubro de 2010, em Girls Wanna Have Fun, Inspirations..., Something to Remember e marcado como , , , , , , , , , , , , , . Adicione o link aos favoritos. 3 Comentários.

  1. Primeiro meu ataque:
    AAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAHHHHHHHH!!!!!!!!!!!!
    ueaheauhaeuhaeuaheuae
    eu amo todos esses!!!!! *O*
    Especialmente Bridget Jones,
    Becky Bloom e o diabo veste prada *—*
    Ps: eu também gosto, apesar de o filme ter uma
    parte arrastadinha, o livro é lindo demais!
    Bridget são fantásticos os dois livros e os dois filmes *O* a Renée Zellweger ficou fantástica como bridget,
    tanto quanto a Isla ficou como Becky que também foi um
    filme maravilhoso e eu morro de vontade de ler o livro,
    mas como eu gosto de ter, me falta cacife para tal no momento.
    Como o livro é caro!!!
    O Diabo veste prada, o filme é muito bom,
    mas o livro é 500 milhões de vezes melhor!!
    História MUITO boa e que se perdeu um pouco no filme,
    faltaram muitas partes que seriam super engraçadas.
    Enfim, nesse período de mudanças entre papel e digital,
    eu fico com os livros de papel.
    Amo sentir o cheiro deles, amo segurar, ler a orelha,
    mexer nas páginas… Acho tudo de bom!
    não sei como podem preferir os digitais, acho tão artificial!
    Parabéns aos livros e a todo o bem que eles me fizeram
    em todos os anos da minha vida!!! *–*

  1. Pingback: Dia nacional do livro! « Pensamentos mil

Deixe uma resposta

