Aos professores queridos…

15 de outubro, dia dos professores. Um dia especial para uma das classes profissionais mais dignas de exaltação e que, apesar disso, padece em um país como Brasil, no qual a educação fica cada dia pior, os alunos tornam-se mais agressivos e o reconhecimento dos mestres é cada vez menor.

15 de outubro, dia dos professores. Um dia para lembrarmos de que nada seríamos sem eles, seja qual for a nossa área. Um dia para lembrarmos que devemos respeitá-los e idolatrar aos que lecionam com competência e por vocação.

15 de outubro, dia dos professores. Um dia para que os que exercem a profissão sem amá-la repensem suas vidas; ensinar é muito importante e para fazê-lo é preciso ter amor à causa. Um dia para que os que a exercem apenas “porque não tinham nada melhor para fazerem da vida” pensem em desistir, pois pode estar prejudicando quem quer aprender.

15 de outubro, dia dos professores. Um dia para os governantes desse país se envergonharem diante a miséria que pagam aos professores e que faz com que cada dia menos pessoas se interessem pela área. Um dia para o governo envergonhar-se com precariedade de um ensino calcado em cotas, progressões continuadas, ENEMs e não em qualidade, para que aí então tenhamos mão-de-obra qualificada e capaz de melhorar de posição social por seus próprios méritos.

15 de outubro, dia dos professores. Um dia para dirigentes de escolas particulares envergonharem-se por aprovar alunos incapazes devido o simples fato de que um aluno reprovado deixa aquela escola, que terá uma mensalidade a menos. Um dia para esses diretores enxergarem o mal que estão fazendo à sociedade ao mandar energúmenos de classe média, classe média alta e elite para o mercado de trabalho, para a política.

15 de outubro, dia dos professores. Um dia para alunos se envergonharem por colarem em provas achando que estão enrolando os professores. Um dia para alguns alunos se envergonharem do quanto maltratam seus mestres. Um dia para alunos refletirem que é o único culpado por uma nota baixa, não seu professor.

15 de outubro, dia dos professores. Um dia para pensarmos: o que seria de nós sem vocês?

 

Eu amei muitos de meus professores, idolatrei alguns, odiei uns poucos e ignorei outros. Ainda assim, reconheço em cada dia da minha vida a importância deles para o que sou agora. Dia do professor é todos os dias. Muito obrigada por tudo a todos os que pude e posso chamar de melhores… Devo muito a todos vocês, que são uma parte muito, muito importante da minha vida…

Parabéns a todos os professores!

 

Dedicado especialmente a:

Educação infantil, C.A. e Ensino Fundamental:

Tia Rita, Conceição, Valesca, Elaine, Cláudia S. (3 vezes), Marilene, Rosangela M (2 anos), Dalca (4 anos), Sandro (4 anos), Conceição M. (3 anos e meio), Neid (2 anos), Jane, Tânia, Arlen (1 ano e meio), Hérika, Luciene.

Ensino Médio:

Alberto, Tereza, Mauricio (2 anos), Silvana, Max, Rosangela B, Simone, María Elisa (2 anos), Márcia, Luiz José (Joca), Ricardo (Neném), Luiz Cláudio, Vera, Nilza (Nilzinha – 2 anos) Adriana H., Carla, Karla, Valéria, Bebeto, Gilberto, Arthur, Altair, Pedro, Jorge, João Baptista, Antonio Carlos (Tonico), Aderbal, Eduardo (Mancha), Andréa, Norma, Marquinho, Fernanda.

Graduação:

Marcela (2 períodos – se Deus quiser, 3), Claudia C. (se Deus quiser, 2 períodos), Maria Lilia, Monica, Assumpção (2 períodos), Gustavo, Cristiane, Solange.

Cursos:

Daniel, Renata, Christian

 

As orientadoras pedagógicas Ângela (1º e 2º anos) e Leila (3º), aos assistentes de série Vito (1º e 2º anos) e Cláudio (3º) – Ensino Médio.

 

PS: Essa não é uma ordem de preferência. Tenho boas lembranças de todos os citados e também admiração por eles.

Sobre Thaís Gualberto

Economista & Escritora // Economist & Writer

Publicado em 17 de outubro de 2010, em Part of My Life, Something to Remember e marcado como , , . Adicione o link aos favoritos. 5 Comentários.

  1. Caraca! Você lembra do nome de todos? Acho que nem se eu fizer um esforço rs. Será que sou relapsa?

    Linda homenagem! Bjs e ótima semana.

    • Isso não é ser relapsa, Deborah! Eu que sou detalhista demais… E sim, eu lembro de todos… Não citei a todos por que sempre há alguns indignos os quais preferimos esquecer…

      Obrigada!! Beijinhos! ^^

  2. Entrando na conversa de vcs, eu tb nao lembro do nome deles nao…
    Queria até lembrar de alguns para manter o contato, foram muito importantes para o meu crescimento e talvez so hj de o verdadeiro valor a eles.🙂

    Bjss

  3. Passando só para te dar um oizinho e desejar um lindo final de semana!!!

    beijuuu
    http://www.sermulhereomaximo.com.br

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: