Propaganda indevida?

Assisto pouca televisão, digamos que cada dia menos. As poucas vezes que ligo o aparelho representam um intento de me deparar com algum bom clipe ou programa musical na MTV, entretanto, inevitavelmente, circulo pelos demais canais da TV aberta e essa semana uma situação chamou-me bastante a atenção. Não era um programa, tampouco comercial de um desses ou propaganda eleitoral (já que estamos em um ano perdido, diga-se ano de Copa do Mundo e de eleições), mas sim uma propaganda do governo.

Aparentemente, uma propaganda dessas seria algo inocente. Apenas aparentemente, pois estamos em um ano eleitoral. Nela, pessoas “comuns” aparecem falando “despropositadamente” a respeito do que conseguiram nos últimos oito anos (o que compreende ao governo mLula). Entre outros, são citados fatos como: o aumento real do salário, o Brasil ter-se tornado credor do FMI e, pasmem, o Brasil ter sido eleito como sede da Copa do Mundo 2014 e das Olimpíadas de Verão de 2016 (mais especificamente o Rio de Janeiro).

Obviamente, o intuito disso é um só: dizer a um povo (infelizmente) facilmente manipulável, que tudo isso apenas foi possível graças  ao governo mLula (sei… ¬¬’)  e que no caso de José Serra ser eleito presidente tudo será perdido. Em resumo, a mensagem é “vote Dilma e o Brasil seguirá próspero”.

Isso, sem dúvidas, é um grande ultraje. Essa propaganda não só deveria ter a sua veiculação banida como a candidatura de Dilma Rousseff deveria ser impugnada. Já foram inúmeras as denúncias a respeito de propagandas ilegais da candidata, multas cobradas dela, do atual presidente e do PT e nada de efetivo foi feito. Acham digno que uma candidata precise desse tipo de propaganda: que subestima a inteligência dos eleitores e falta com todo e qualquer princípio moral de concorrência?

Como cidadãos obrigados a votar, devemos, no mínimo, evitar que a mais antiética e despreparada das candidatas seja eleita, ou mesmo concorra a essas eleições.

#foradilma

PS: em pensar que meses atrás uma propaganda em homenagem aos 45 anos da Rede Globo foi censurada porque o governo a considerou como propaganda eleitoral antecipada para o candidato José Serra, do PSDB, cujo número é 45. Por que ninguém proíbe o atual comercial do governo? Ah, sim… É do próprio governo…

PS 02: Acabei de ler que José Serra foi multado por fazer campanha contra Dilma. Engraçado, não é isso o que a propaganda quase subliminar do governo faz em relação ao candidato tucano? Brasil: Um peso, duas medidas.

Links para se informar a respeito das ilegalidades da campanha Lula/Dilma:

TSE nega mulga: http://oglobo.globo.com/economia/mat/2010/06/24/tse-nega-multa-lula-dilma-por-campanha-antecipada-916969908.asp

MPE pede multa: http://www.correiobraziliense.com.br/app/noticia182/2010/06/23/politica,i=199170/MPE+PEDE+MULTA+MAXIMA+A+DILMA+ROUSSEFF+POR+PROPAGANDA+ANTECIPADA.shtml

PSDB pede impugnação: http://www.jusbrasil.com.br/politica/4762745/psdb-quer-impugnacao-de-dilma-por-campanha-ilegal

Sobre Thaís Gualberto

Economista & Escritora // Economist & Writer

Publicado em 27 de junho de 2010, em Comportamento, Política. Adicione o link aos favoritos. 5 Comentários.

  1. Desde quando propaganda eleitoral é algo inocente? sempre teve intenção de manipular pra algum lado… ç.ç bando de ridículos. “Ah é pra conscientizar as pessoas dos candidatos” Aham, senta lá cláudia. ¬¬’

    outra coisa ridícula é o Brasil credor do FMI. Não tem dinheiro nem pra alimentar a própria população, vai alimentar a população dos outros? Faça-me um favor.

    Mas também não acho que o Serra seja a solução. Pelo contrário, o cara é só mais um diabo no palanque. Sou contra ele também. A marina silva é a que eu considero menos pior. mas não dou meu voto pra político algum. Meu lema é #f**a-se a política. Mas como esse ano vou ter que encarar ela de frente porque sou OBRIGADA a exercer meu direito DEMOCRÁTICO. Vou votar nulo, até eu completar 66 anos, que aí não preciso mais votar. Olha que limdo *o*

    BTW, gostei do texto thatsk, só acho que você tá puxando muita sardinha pro Serra, mas enfim. Continue falando mal da Dilma que tá oks =D

  2. Bem, a função da P.E. é persuadir, apenas acho que não deveria fazê-lo de maneira tão descaradamente suja.

    Quanto ao Brasil ser credor do FMI, desculpe-me, mas como estudante de Economia tenho de rebater isso, é muitíssimo bom para o país, até por que isso não tem nada a ver com a fome no Brasil ou no mundo. O Brasil tornar-se credor do FMI é bom porque significa que a restrição externa do país diminuiu, ou seja, temos mais dólares nos cofres do Banco Central, o que fortalece a nossa moeda e a economia como um todo. Além disso, aumenta o nível de confiança dos investidores estrangeiros no país, o que também colabora para o progresso; bem como o BC recebe os juros dos empréstimos feitos e também pode abatê-los daquilo que devemos, diminuindo a dívida do país com o FMI.

    Outra coisa, aconselho que vote em que estiver perdendo mais não vote em branco ou nulo, pois, na medida em que estes votos não entram para a contagem final, você só estará facilitando as coisas para Dilma ou quem quer que esteja na frente. Votando no último colocado, votará em alguém que será eleito e ainda atrapalhará a vitória alheia. Se um dia eu for presidente (nunca), acabarei com o voto obrigatório pois aí só vota quem quiser e tiver alguma consciência.

    Pode ter certeza de que a coisa só piorará para Dilma no meu blog até outubro… hahahhaha

  3. Não pretendo de ser política:

    01. Sou honesta e competente, mas não sou patriota o suficiente e não me permitiriam governar, pois iria querer melhorar a educação e a saúde e moralizar a coisa toda = iriam me matar.
    02. E principal: não quero perder sua amizade!

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: